Buenos Aires vem se transformando em um polo gastronômico da América do Sul nos últimos anos. A cidade conta com boa oferta de bares e restaurantes para todos os tipos de bolsos.

Da clássica parrilla –típico churrasco argentino– à cozinha internacional, opções é o que não faltam para se deliciar na capital portenha.

Por conta da desvalorização do peso argentino, se come bem e se bebe bons vinhos em Buenos Aires sem levar um susto com a conta –especialmente para nós, brasileiros.

A cozinha “criollo” de Buenos Aires

A cozinha do Rio de la Plata possui a essência dos imigrantes que povoaram Buenos Aires no século 19 e enriqueceram o cardápio “criollo” com receitas da Espanha, Itália, Alemanha e da incrível cozinha andina dos países vizinhos.

Caminito
EL Caminito (foto: shutterstock)

Alguns dos polos gastronômicos são PalermoPuerto Madero, Las Cañitas, Recoleta e San Telmo, bairros onde podemos encontrar alguns dos restaurantes mais badalados de Buenos Aires.

10 restaurantes que valem a pena conhecer em Buenos Aires

1 – Don Julio

Um dos restaurantes mais recomendados em Buenos Aires para quem ama carnes. Se você se encaixa nesse perfil, não pode deixar de ir no Don Julio, eleito o segundo melhor restaurante da América Latina em 2022 pela prestigiada revista britânica Restaurant.

Don Julio Buenos Aires
O restaurante Don Julio já foi eleito o melhor da América Latina (Turismo Buenos Aires/Divulgação)

Além da ampla oferta de carnes –provenientes de bois das raças aerdeen angus e hereford, o Don Julio oferece pratos vegetarianos, como a parrillada de vegetais e um salada de quinoa, abóbora assada, avelãs tostadas, cebolinha e menta fresca. Também contam com uma grande carta de vinhos.

Onde: Guatemala 4691 (esquina Gurruchaga), Palermo Viejo. Tel.: (+54 11) 4831 9564

2 – La Cabrera

Outro restaurante especializado no famoso assado (equivalente ao churrasco brasileiro). O sucesso de La Cabrera se deve pela qualidade das carnes e das dezenas de guarnições que acompanham o prato principal. A especialidade da casa é o ojo de bife large (típico corte argentino).

La Cabrera
O La Cabrera é outro restaurante especializado no famoso assado em Buenos Aires (Turismo Buenos Aires/Divulgação)

Com espaço disputado, rapidamente abriram uma segunda unidade que fica a metros do primeiro no badalado bairro de Palermo. A ideia principal se manteve: acompanhar boas carnes com guarnições apetitosas e criativas, servidas de forma original. A carta de vinho harmoniza muito bem com o menu. É imprescindível fazer reserva prévia.

Onde: José A. Cabrera 5127, Palermo Soho. Tel.: (+54 11) 4832-5754

3 – El Puentecito

Desde 1873, El Puentecito é um testemunho arquitetônico e culinário do porto de Buenos Aires. Nasceu como uma mercearia, a poucos metros do rio Riachuelo –onde passa uma ponte que liga a capital federal com a província de Buenos Aires– e com o tempo foi uma taberna e uma loja, até se tornar numa cantina que é hoje.

Buenos Aires restaurantes
Interior do restaurante El Puentecito, uma dos mais antigos de Buenos Aires (Turismo Buenos Aires/Divulgação)

Pouco conhecido da maioria dos turistas, El Puentecito é um reduto da autêntica culinária portenha, como a “tortilla à espanhola” e o “Don Pedro”, sobremesa típica difícil de encontrar em outro lugar de Buenos Aires. A decoração vintage é outro destaque, com cadeiras thonet, mesas com toalhas brancas e capas de couro, bandejas de metal prateado e paredes forradas com fotos antigas e flâmulas.

Onde: Vieytes 1895, Barracas. Tel.: (+54 11) 4301-1794

4 – Clube do Progresso

Fundado em 1852, o restaurante Club del Progreso é o mais antigo “clube de cavalheiros” da América do Sul. A casa em que funciona pertenceu originalmente à família Duhau e em seu interior desfilaram importantes figuras da política argentina.

Buenos Aires
O restaurante Club del Progreso foi fundado em 1852 (Club del Progreso/Divulgação)

Está localizado no primeiro andar e a sala principal tem magnífico boiserie e arandelas de bronze. Há outra sala menor onde podem ser realizados eventos privados e um pátio quadriculado no térreo, onde ficam a churrasqueira e o forno de barro, além de um bar bem abastecido. A especialidade da casa são as empanadas, as entranhas grelhadas, a costela de borrego, a caldeirada e o leitão à segóvia.

5 – El Globo

El Globo é “o” lugar de Buenos Aires para comer um bom puchero –ensopado de carne com vegetais e grãos. Aliás, nos primeiros anos de existência, esse era o único prato servido neste restaurante. Naquela época, o estabelecimento chamava-se “Fernández y Fernández Bar & Billares”.

El Globo serve o melhor puchero de Buenos Aires (Turismo Buenos Aires/Divulgação)

Em 1907, Jorge Newbery, famoso aeronauta argentino, fez a travessia do Rio da Prata no “El Pampero”, um balão trazido da França. Um ano depois, em 1908, Newbery, cliente assíduo da casa, pediu ao proprietário que mudasse o nome, sugerindo El Globo ou El Pampero.

Hoje em dia há várias referências a esse pioneiro da aviação, como fotos e quadros. E, além do famoso “puchero”, o El Globo oferece excelentes pratos com peixes e mariscos.

Onde: Hipólito Yrigoyen y Salta, 1199, Monserrat. Tel.: (+54 11) 4381-3926

6 – Confiteria Las Violetas

A Confiteria Las Violetas foi fundada em 1884 e abrigou personalidades argentinas, caracteriza-se por seu estilo elegante, seus vitrais franceses e seus pisos de mármore italiano. O edifício foi declarado Patrimônio Histórico de Buenos Aires em 1998. Em 2017 foi escolhido por votação pública como o melhor café notável de Buenos Aires.

Restaurantes de Buenos Aires
Interior do belo salão da Confiteria Las Violetas (Turismo Buenos Aires/Divulgação)

As impecáveis peças de mármore de Carrara no balcão e nas mesas se somam a sinuosos lustres de bronze original. Seu cardápio é vasto e é impossível não encontrar o prato que deseja, pois há massas, risotos, carnes de todos os tipos e peixes.

Onde: Avenida Rivadavia, 3899, Almagro. Tel.: (+54 11) 4958-7387)

7 – El Imparcial

El Imparcial é uma das pérolas gastronômicas da capital argentina. Foi fundado em 1860 e deve ser o restaurante mais antigo da cidade. Seu nome tem uma história derivada da Guerra Civil Espanhola. Em Buenos Aires havia partidários de ambos os lados que, quando se encontravam no restaurante, acabavam brigando de verdade. Os donos do lugar estabeleceram uma regra, que seu restaurante fosse terreno neutro e proibiram falar de política.

Sua proposta gastronômica é baseada na culinária espanhola (Divulgação)

A proposta gastronômica é da culinária espanhola: o famoso cozido, o “puchero” à espanhola, os caracóis à bordalesa, a paella valenciana, o polvo à galega. Além disso, não faltam as massas caseiras com dez tipos diferentes de molhos.

Onde: Hipólito Yrigoyen 1201, Monserrat. Tel.: (+54-11) 4383-2919 / 4383-7536

8 – La Posada de 1820

Na esquina das ruas Tucumán e San Martín, este edifício sobreviveu à passagem do tempo e se conserva intacto, com sua intensa cor vermelha. Sem calçada, com aberturas forjadas artesanalmente e varandas de época, sua estrutura possui mais de 150 anos. Inaugurado em 1820, conta à lenda que os patriotas da Revolução costumavam visitar a Posada depois de largas jornadas no Cabildo, que está a 600 metros de distância.

Antigamente oferecia hospedagem, hoje conta com pratos da cozinha típica argentina e uma carta com mais de 150 rótulos de vinho. Na sua cozinha de excelência destacam-se as carnes, como o “ojo de bife” e o cordeiro patagônico. Outras opções são o peixe na brasa (parrilla) e os raviólis caseiros.

Onde: Tucumán, 501, Monserrat.Tel.: (+55 11) 4314-4557

9 – La Antigua Tasca de Cuchilleros

O restaurante La Antigua Tasca de Cuchilleros funciona na casa de adobe mais antiga da cidade, construída entre 1729 e 1730 e que mantém a fachada como foi originalmente concebida. É um lugar que guarda muita história, incluindo algumas de amor, como da filha do proprietário com um “payador” (poeta tocador de viola).

La Antigua Tasca de Cuchilleros
O restaurante funciona na casa construída entre 1729 e 1730 (Divulgação)

Diz a história que a jovem fugiu por um túnel da casa para se casar com seu amado, porque seu pai a obrigava a casar-se com um militar. Atualmente o restaurante serve “parrilla” clássica, pastas e deliciosas empanadas fritas.

Onde: rua Carlos Calvo, 319, San Telmo. Tel.: (+55 11) 4300-5798

10 – El Palacio de la Papa Frita

Mais um clássico reduto portenho, que já tem mais de meio século de existência. Durante muito tempo o El Palacio de la Papa Frita capitalizou o movimento comercial dos cinemas e teatros da Avenida Corrientes. Desde sua inauguração em 1952 continua oferecendo os deliciosos “bifes de chorizo” de novilho tipo exportação, o “asado de tira” com sete costelas e a batata frita suflê, um segredo guardado a sete chaves.

Arturo Frondizi, Arturo Umberto Illia, Celia Cruz, Ástor Piazzola, Luis Aguilé e Julio Iglesias são alguns dos comensais que passaram por suas mesas. Servem também algumas relíquias gastronômicas, como os bolinhos verdura, escalopes à romana, milaneza de frango à Maryland, pudim de pão e panquecas flambadas ao rum.

Onde: Avenida Corrientes, 1612, San Nicolás. Tel.: (+54 11) 4374-8063

Leia também:

Grátis: Como visitar a Casa Rosada, em Buenos Aires

O que fazer em Buenos Aires com as crianças

6 atrações imperdíveis em San Telmo, Buenos Aires

7 coisas para fazer em Palermo, Buenos Aires

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *