Em comemoração ao Dia Internacional do Café, em 14 de abril, fazendas históricas podem ser visitadas no Vale do Café, região turística do sul do Rio de Janeiro. As propriedades remetem ao auge da produção do grão no Brasil, entre as décadas de 1850 e 1880, quando municípios como Vassouras, Valença, Barra do Piraí e Rio das Flores foram responsáveis pela produção de 80% de todo o café consumido no mundo.
Na Fazenda União, em Rio das Flores, a visita começa pela sede da fazenda, famosa pelo rico acervo histórico, com itens de museu, e continua com breve caminhada até o cafezal, para explicação da produção e posterior degustação. Como parte do projeto, a fazenda prepara um jardim de variedades para apreciação, com espécies da época do Brasil Império.
Na Fazenda Alliança, em Barra do Piraí, toda a produção é orgânica, incluindo o novo cafezal, que já está em processo de colheita manual. A visita começa com apresentação do original circuito de lavagem e seleção de café, algo único na região, criado pelo antigo proprietário, o Barão de Rio Bonito. Os visitantes percorrem o caminho do grão, que era levado por água até o terreiro de secagem. Após, seguem para o plantio do grão, que embeleza o morro, em curva de nível, entendendo-se por área de mais de 2,2 hectares.
Hotel Fazenda União
(Rio das Flores, RJ)
Visitação guiada com historiador pela casa sede e passeio pelo cafezal.
Reservas: (24) 99915-1210 | www.fazendauniao.com.br
Fazenda Alliança
(Barra do Piraí, RJ)
Visita pelo antigo circuito e café e visitação ao cafezal orgânico.
Reservas: (24) 99327-0248 Whatsapp | (24) 99277-6664| www.fazendaallianca.com.br