Vários países exigem que os brasileiros apresentem o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Sem esse documento, você será barrado no check-in da companhia aérea, e não vai ter jeitinho que te faça embarcar. Portanto, a minha dica, se você ainda não tomou a vacina, é tomar logo. Será preciso se vacinar apenas uma vez na vida, pois o certificado é válido para a vida toda. Dessa forma, você minimiza a chance de problemas. Acredite, eu já soube de centenas de casos de pessoas que perderam a viagem por isso.

Mas se você já tomou a vacina, pode solicitar o certificado de forma on-line e sem burocracias. Se você tem o comprovante físico, certifique-se de que ele está escrito lifetime (vitalício), pois no passado recente ele só tinha validade de 10 anos – e pode dar problema se estiver com uma data de validade.

O período de proteção oferecido pela vacina contra febre amarela, que era de 10 anos, desde 2016 é vitalício. Se você perder o seu comprovante não deve tomar novamente a vacina, mas sim solicitar a segunda via do comprovante.

Como solicitar o comprovante

Em primeiro lugar, você deve realizar a solicitação clicando aqui. Se você não tem uma conta, deverá criá-la, mas se já tem, basta fazer o login com seu CPF e senha de acesso.

Você vai precisar:

– Preencher seus dados pessoais; anexar uma imagem do seu RG ou CNH; preencher o lote e data da vacinação; e anexar uma imagem digitalizada do comprovante de vacinação.

Prazo: 10 dias úteis. Então, você receberá uma confirmação da análise por e-mail.

Você vai receber o certificado por e-mail, para imprimir em casa se desejar, mas a versão digital também é válida para comprovação. O certificado tem assinatura eletrônica do servidor da ANVISA.

Importante: se você perdeu sua carteira de vacinação, deve ir ao local onde tomou a vacina e solicitar a segunda via. Em seguida, poderá seguir com a solicitação on-line.

Dica extra

Recomendo que você sempre deixe o seu documento na nuvem, para que possa acessá-lo sempre que preciso. Eu, por exemplo, guardo os meus documentos no WhatsApp (tenho um grupo apenas comigo mesmo para guardar informações). Entretanto, também deixo cópia backup na nuvem para acessar de qualquer lugar.

Sempre tenha cópias seguras desses documentos:

– Passaporte; visto americano; comprovante de vacinação contra a COVID-19; e comprovante de vacinação contra a Febre Amarela.

Sobre a Febre Amarela

– A febre amarela é uma doença hemorrágica viral transmitida por mosquitos infectados. O termo “amarela” se refere à icterícia apresentada por alguns pacientes.

– Os sintomas são: febre, dor de cabeça, icterícia, dores musculares, náusea, vômitos e fadiga.

– Uma pequena proporção de pacientes que contraem o vírus desenvolve sintomas graves e aproximadamente metade deles morre de sete a 10 dias.

– O vírus é endêmico em áreas tropicais da África, América Central e América do Sul.

– A febre amarela é prevenida por uma vacina extremamente eficaz, segura e acessível. Uma dose da vacina é suficiente para garantir imunidade e proteção ao longo da vida, não sendo necessária nenhuma dose de reforço. Além disso, a vacina confere imunidade eficaz dentro de 30 dias para 99% das pessoas imunizadas.

– Bons tratamentos de apoio em hospitais melhoram as taxas de sobrevivência, mas não há, atualmente, medicamento antiviral específico para febre amarela.

Clique aqui para ver a última atualização da listagem de países que exigem o certificado emitida pela OMS. Boa viagem!

 

Quer fugir dos perrengues durante a viagem ou selecionar os melhores pontos turísticos com dicas de especialistas que já visitaram os destinos? Por muito menos que um cafezinho em Paris você garante uma viagem especial e inesquecível. Confira aqui!

 

Leia também:

ConecteSUS: saiba como tirar o passaporte da vacina

Retomada do Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes

Cota da alfândega: de US$500 para US$1.000

Como serão as viagens em 2022? Booking.com revela tendências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *