Conhecida como a “Terra do Vinho”, São Roque, a 60 km da capital paulista, vem atraindo cada vez mais turistas em busca do seu roteiro enoturístico e gastronômico. A cidade abriga dezenas de vinícolas, a maioria no entorno do chamado Roteiro do Vinho. Com toda a certeza é um passeio para os amantes do vinho, que pode ser feito nas férias e aos finais de semana.
A rota é formada por três vias –Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima– com mais de 30 estabelecimentos, como restaurantes típicos portugueses e italianos –colonizadores da região–, além de lojas, fazendas, vinícolas e empórios.
Por ser próximo a São Paulo, é possível fazer um bate e volta e aproveitar a região em apenas um dia. No entanto, a cidade conta com hotéis e pousadas para todos os tipos de bolsos. Como o hotel Villa Rossa, distante apenas 45 minutos de São Paulo.
O hotel é uma ótima ideia casar o passeio a Rota do Vinho com um hotel da região. Completo, o Villa Rossa é inspirado nas vilas italianas e tem uma ótima estrutura de lazer. Recentemente, abriu um novo parque aquático com toboáguas, rio de corredeiras, um conjunto de piscinas com vários níveis de profundidade e área com esguichos d´água.
A hotel fica rodeado pela Mata Atlântica e ainda conta com lago com pedalinhos, tirolesa, playground com parede de escalada e salas equipadas com brinquedos diversos, como piscina de bolinhas e pula-pula. Sem dúvida, é uma ótima sugestão para as férias!
Degustação no Roteiro do Vinho
A maioria das vinícolas abre a visitação todos os dias, assim como alguns restaurantes também. Desse modo, recomenda-se consultar o estabelecimento antes da visita. Neste link você encontra o horário de funcionamento de todos os estabelecimentos do Roteiro do Vinho.
Precisa alugar um carro para fazer a rota do vinho?. Veja como é simples e econômico.
A degustação dos vinhos é gratuita, entretanto algumas vinícolas oferecem serviços mais exclusivos com harmonizações pagas.
Nos meses de janeiro e fevereiro algumas vinícolas de São Roque realizam a famosa vindima –festa da colheita da uva, onde os visitantes podem colher os frutos nos parreirais e ainda fazer a pisa da forma tradicional: com os pés. Sem dúvida, uma experiência memorável.
As principais vinícolas do Roteiro do Vinho são: Góes; Quinta do Olivardo; Vinhos XV de Novembro; Alma Galiza; Adega Terra do Vinho; Vnhas Santa Cecília; Ferreira e Passero; Vinhos Real D’Ouro; Vinícola Sorocamirim; Vinícola Canguera; Vinhos Bella Quinta; Vinícola Palmeiras; Casa da Árvore; Vinhos Bella Aurora e Vinhos Frank e Restaurante.
A nossa empresa parceira, Civitatis, tem uma excursão completa para São Roque. Veja que bacana!
O Roteiro do Vinho não é feito só de vinhos. Ou seja, também é possível visitar algumas destilarias e cervejarias artesanais, como a Stoliskoff e a Estilla, que produzem de gin, vodca, cachaça e até uísque.
Na Estilla Destilaria, o destaque é o Ice Bar Torquay (bar de gelo) –espaço com esculturas de gelo e totalmente instagramável. Em seu interior, a sensação térmica é de -16ºC. Os ingressos custam entre R$ 50 (infantil) e R$ 60 (adulto, com open bar) e permanência de 10 minutos.
Gastronomia em São Roque
A gastronomia é outra atração do Roteiro do Vinho, com restaurantes típicos italiano e português. Destaque para Vila Don Patto e a Quinta do Olivardo. Ambos possuem ótima infraestrutura para famílias, como playground, lago, tirolesa, adega, empório, sorveteria, cafeteria e vinhos, claro. Isto é, dá para comer muito bem e depois curtir boas horas de diversão por ali.
Ao longo do ano, os restaurantes também promovem festas típicas, como Vinho dos Mortos –tradição portuguesa de enterrar garrafas de vinho.
Outro produto típico de São Roque é a alcachofra, que tem até uma festa oficial no calendário de eventos da cidade em outubro –período de colheita do fruto. Assim, a iguaria pode ser degustada ou comprada ao longo do Roteiro do Vinho.
Recentemente, a Caracol Chocolates, fundada há 40 anos na Serra Gaúcha, abriu uma filial em São Roque. A loja oferece, além de chocolates puros, que não possuem nenhuma outra fonte de gordura, a não ser a da manteiga de cacau e a do leite, uma variedade de bebidas para os apaixonados por café. Sem dúvida, uma parada saborosa no seu roteiro.
Como chegar a São Roque
A apenas 60 km da capital, São Roque é servida por duas grandes rodovias –Raposo Tavares e Castelo Branco. Ambas estradas contam com pedágios. Dirigir pela estrada do vinho é bem tranquilo. Se precisar alugar um carro, temos boas ofertas aqui neste link!