Alguns dos principais edifícios de Buenos Aires estão ao redor da Plaza de Mayo, área central da cidade nomeada em homenagem à Revolução de 25 de Maio de 1810. Foi esse evento o responsável pelo pontapé inicial para a independência da Argentina.

Ali, destaca-se a fachada da icônica Casa Rosada, sede do governo argentino que salta aos olhos com sua tonalidade peculiar.

Foi de suas sacadas que a ex-primeira-dama Evita Perón fez grande parte dos seus discursos inflamados que conquistaram o país.

Entrada da Casa Rosada (Argentina Presidencia/Divulgação)

Mas não fique só com aquela foto em frente ao prédio, pois o interior é tão atrativo quanto. Aos sábados, domingos e feriados, há visitas guiadas gratuitas pela construção. Ou seja, há muito mais para descobrir na Casa Rosada além de sua fachada.

Está em conta viajar para a Argentina! Programe sua viagem comprando passagens aéreas mais baratas

Dessa forma, o tour passa por cômodos como o Salón Blanco, com decoração em mármore, bronze, belos lustres e elementos refinados. Assim como o pátio de traços coloniais com jardim, outro destaque do lugar.

A visita dura cerca de 30 minutos e pode ser agendada, com até 15 dias de antecedência a data desejada, pelo site oficial.

O formulário de agendamento pede data, quantidade de visitantes e horário. Existem alternativas das 10h às 18 horas, a cada 15 minutos. A maior parte dos tours é em espanhol, porém, há opções com explicações em inglês ou português (sinalizadas no site).

Antes de tudo, é necessário agendar o tour guiado pela Casa Rosada com pelo menos 15 dias de antecedência.

Casa Rosada
Interior do Salón Blanco da Casa Rosada, sede do governo argentino  (Foto: Thelma Lavagnoli)

A história da Casa Rosada

A Casa Rosada ocupa o espaço onde antes ficava a Fortaleza Real de San Juan Baltasar de Austria. Erguida pelo explorador espanhol Don Juan de Garay, após a fundação de Buenos Aires, em 1580, é um dos grandes simbolos da capital.

Posteriormente, em 1595, o governador Fernando de Zárate –que sucedeu Garay– ordenou a construção de um fosso, ponte levadiça e muralhas ao redor do castelo.

LEIA TAMBÉM: HILTON PUERTO MADERO TEM QUARTOS TEMÁTICOS PARA CRIANÇAS

No entanto, com a Independência da Argentina, em 1818, a fortaleza perdeu sua finalidade. Na metade do século 19 foi erguida a Aduana Taylor, o primeiro edifício público de Buenos Aires.

Casa Rosada Buenos Aires
Detalhe do Pátio do Aljibe, uma das áreas abertas à visitação da Casa Rosada (Argentina Presidencia/Divulgação)

Após um período de abandono, o prédio recuperou protagonismo como sede do governo a partir de 1862. Bartolomé Mitre se instalou ali com seus ministros e revitalizou a antiga residência oficial do forte.

Visite a Casa Rosada e poste muitas fotos! Para isso, você precisa de um chip de celular

Origem da cor rosa

Por outro lado, seu sucessor, Domingo Faustino Sarmiento, decidiu embelezar a sede do Poder Executivo Nacional. Assim, ele acrescentou jardins e pintou de rosa, que com o tempo passou a ser chamada de Casa Rosada.

Um dos pátios da Casa Rosada (Thelma Lavagnoli)

Existem várias histórias sobre a  origem da cor da fachada. Porém, a mais plausível, é que o tom foi o resultado da mistura de cal com sangue de boi –muito usado na época para acabamentos externos.

Contudo, durante a presidência de Sarmiento foi projetado o primeiro Palácio dos Correios, no espaço sul do terreno que ficou livre pela demolição do forte, finalizado em 1878 e inaugurado pelo presidente Nicolás Avellaneda no ano seguinte.

Já imaginou precisar de cuidados médicos durante sua viagem? Faça sempre um seguro viagem!

Interior da Casa Rosa (Thelma Lavagnoli)

O Palácio dos Correios ocupava grande parte da sede do governo, motivo pelo qual o presidente Julio Argentino Roca solicitou em 1882 um projeto de ampliação.

LEIA TAMBÉM: SLS É UM DOS MELHORES HOTÉIS DE BUENOS AIRES

O edifício atual é o resultado da fusão de duas construções anteriores: o Palácio dos Correios, na esquina das ruas (calles) Hipólito Yrigoyen e Balcarce e a sede presidencial.

Casa Rosada
O imponente gabinete do presidente (Argentina Presidencia/Divulgação)

Assim, para unir os dois edifícios, o arquiteto italiano Francisco Tamburini, responsável pelo projeto do Teatro Colón, fez um grande arco central na entrada de rua Balcarce.

A reforma, no entanto, eliminou os vestígios do antigo forte, preservando alguns muros e uma fenda que pode ser vista no atual Museu do Bicentenário. Outra atração que vale muito a pena visitar juntamente com o tour pela Casa Rosada!

A Revista Viajar pelo Mundo traz roteiros por Buenos Aires, além de Salta e Jujuy! Confira!  

Leia também:

O que fazer em Buenos Aires com as crianças

6 atrações imperdíveis em San Telmo, Buenos Aires

7 coisas para fazer em Palermo, Buenos Aires

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *