Foi no deserto, em um roteiro pelo Marrocos, que consegui entender o que significa a expressão “ouvir o silêncio”. Isso porque, no mar de dunas douradas que formam o Saara – o denso, árido e gigantesco deserto africano –, o silêncio reina tão absoluto quanto a areia. Ele só foi quebrado na hora em que o sol começou a se esconder, afinal, como ficar calado diante de um entardecer tão esplendoroso?

A experiência de acampar no deserto coroou a minha viagem de dez dias e mais de 1.500 quilômetros rodados pelo Marrocos. Primeiramente, começamos por Casablanca e seguimos pelas cidades de Rabat, Fez, Ifrane, Erfoud e Ouarzazate, acabando em Marrakesh. Em cada uma delas, o perfume do açafrão e da hortelã exalava das receitas que chegavam à mesa; as pashminas, os artigos de couro, a tapeçaria e os temperos transbordavam dos mercados árabes (souks); e as Medinas, enfim, ainda tão enraizadas nas tradições, continuam a revelar o dia a dia do marroquino.

A rotina do país é desenhada, em boa parte, pelos dogmas e pelas leis da religião islâmica. Mas no turismo, isso pouco influencia, afinal, o consumo de bebidas alcoólicas em hotéis e em alguns restaurantes é liberado. O país não impõe seus costumes aos viajantes, mas é de bom tom ter atenção ao comprimento de bermudas e saias para evitar olhares de reprovação em cidades menores ou ter a entrada barrada em locais religiosos.

Aliás, só mais uma dica! Contrate um bom e experiente guia para que ele possa ajudá-lo a mergulhar de cabeça e alma na cultura e nas belezas marroquinas. No nosso caso, fizemos o roteiro inteiro com a agência local Grup Xaluca, que providenciou também o transporte com motorista por todo o país.

Marrocos
Marrocos (foto: shutterstock)

Onde se hospedar em Marrocos?

Kenzi Menara Palace
Bem localizado a dez minutos da Praça Jamaa el-Fna.

Four Seasons
Localizado entre a Medina e os bairros modernos de Ville Nouvelle, tem cerca de 139 quartos de luxo, alguns com piscina privativa.

Les Mérinides
Próximo à muralha e no alto de uma das colinas que cercam a Medina, tem bela vista para a cidade antiga.

Kasbah Hotel Xaluca
Acampamento no meio do
deserto – algumas categorias de tendas têm banheiro privativo. O restaurante oferece comida típica berbere. Tem passeios de dromedário, 4×4 ou quadriciclo.

Xaluca Dades
Boa parada no caminho entre o deserto e Marrakesh.

 

Encontre mais opções de hospedagem no Marrocos!

 

Que tal começar a planejar as suas próximas férias com o app da Viajar Pelo Mundo? Vários destinos a sua escolha. Clique aqui e confira!

 

Leia também:

Casablanca

Fez

Saara

Marrakesh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *